terça-feira, 24 de junho de 2014

Ayran Nicodemo lança primeiro CD

Fotos: Divulgação.
O violinista mineiro de 25 anos, radicado no Rio de Janeiro, passou a integrar a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro em fevereiro e acaba de lançar seu primeiro disco solo, o CD Pedra Cigana (do selo A Casa), produzido pelo compositor Sergio Roberto de Oliveira (indicado ao Grammy Latino duas vezes em categorias de música clássica). Desde 2010 como discípulo direto do violinista Paulo Bosisio, Ayran Nicodemo levou adiante sua paixão por uma de suas grandes influências, a música cigana, e reuniu neste disco oito faixas para violino solo, vibrando seu instrumento com delicadeza e sentimento.

Pedra Cigana é, em sua maioria, composta por obras autorais e tem apenas uma releitura, a cargo de Hora de la munte, do folclore romeno. O CD abre com Ciganada e segue com Samsara, com uma introdução que remete à gênese da vida, do lento desenvolvimento do embrião ao nascimento do ser.  A Suíte Cigana seduz pelo sabor da dança, e a faixa título, Pedra Cigana, reproduz os contrastes do seu momento de criação: a fúria de uma súbita tempestade em dia ensolarado no verão mineiro de 2008. Neste mesmo verão, uma cigana encantadora lhe inspirou outra obra, Ela Cigana, com movimentos harmônicos de rara beleza.

Em seguida, com uma narrativa longa e diversos episódios costurados, De Luz e Trevas traz uma atmosfera densa e carregada de sentimentos. Improviso sobre um poema cigano é uma homenagem do jovem violinista às crianças ciganas que sofreram nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, época em que seu povo sofreu por perseguição, tortura e extermínio. Lua encerra o disco, numa doce melodia que ilumina as noites dos povos ciganos.


“Cada episódio deste álbum traz um pouco de mim, um pouco da minha história e um pouco das minhas raízes. Pedra Cigana foi aquela que abriu as portas para a música que flui de mim, às vezes quente, conturbada e veloz; outras simples, transparente e calma. Há sim momentos de dor e saudade nesta estrada, mas há também muitos momentos de festa e alegria!”, resume Ayran.

Editado do release de Fábio Cezanne, da Cezanne Comunicação. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Interminável - Pré-venda

Poucos momentos antes de começarem mais uma reunião, os integrantes de uma associação de operários no interior de Pernambuco recebem uma car...