A partir do acompanhamento dos dois maiores festivais que envolvem música clássica no Nordeste, o Mimo e o Virtuosi, elaborei o projeto de minha dissertação de mestrado em Comunicação, que desenvolvi entre 2009 e 2011 na UFPE sob orientação do Prof. Dr. Felipe Trotta.
Posteriormente, a dissertação veio a ser premiada pela Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura em 2012 e encontra-se disponível para download. A UFPE chegou até a fazer matéria a respeito, após a época da premiação.
No trabalho, são abordados os seguintes tópicos:
1. Contextualização – A cadeia de produção da música clássica
1.1 A presença da música clássica no Recife e as bases da atual cadeia produtiva na cidade
1.2 A concepção original e a estruturação básica da Mimo e do Virtuosi
2. A função social da música e o mercado da música clássica em Pernambuco
2.1 A atitude valorativa e sua ligação com a função social da música
2.2 A função social da música sob a perspectiva de produtores e músicos locais e algumas reivindicações do meio musical local
3. Contingências e estímulos financeiros na definição de programação de concertos
3.1 Utilização de recursos financeiros conforme a formatação dos festivais
3.2 Fatores orçamentários principais dos festivais estudados
4. Diretrizes de direção artística e a relevância do prestígio artístico
4.1 As articulações da Mimo e do Virtuosi com os valores do campo de produção musical erudita
5. O repertório standard como guia primordial do gosto do público
5.1 Processos valorativos paralelos à do repertório standard na programação da Mimo e do Virtuosi: o repertório crossover e o ensino conservatorial
6. Exercício valorativo em matérias sobre música clássica na imprensa escrita
6.1 Outras insuficiências da valoração de cunho musical na imprensa local
Posteriormente, a dissertação veio a ser premiada pela Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura em 2012 e encontra-se disponível para download. A UFPE chegou até a fazer matéria a respeito, após a época da premiação.
No trabalho, são abordados os seguintes tópicos:
1. Contextualização – A cadeia de produção da música clássica
1.1 A presença da música clássica no Recife e as bases da atual cadeia produtiva na cidade
1.2 A concepção original e a estruturação básica da Mimo e do Virtuosi
2. A função social da música e o mercado da música clássica em Pernambuco
2.1 A atitude valorativa e sua ligação com a função social da música
2.2 A função social da música sob a perspectiva de produtores e músicos locais e algumas reivindicações do meio musical local
3. Contingências e estímulos financeiros na definição de programação de concertos
3.1 Utilização de recursos financeiros conforme a formatação dos festivais
3.2 Fatores orçamentários principais dos festivais estudados
4. Diretrizes de direção artística e a relevância do prestígio artístico
4.1 As articulações da Mimo e do Virtuosi com os valores do campo de produção musical erudita
5. O repertório standard como guia primordial do gosto do público
5.1 Processos valorativos paralelos à do repertório standard na programação da Mimo e do Virtuosi: o repertório crossover e o ensino conservatorial
6. Exercício valorativo em matérias sobre música clássica na imprensa escrita
6.1 Outras insuficiências da valoração de cunho musical na imprensa local
Nenhum comentário:
Postar um comentário