Karina Ferreira, da Nova Aurora Comunicação. Foto: Facebook |
Só duas pessoas podem te socorrer nessa hora. Na verdade, elas não te socorrem: antecipam-se e, por força de ofício e experiência, evitam que isso ocorra.
A primeira é o assessor de imprensa, que tem a obrigação de ter em mãos um press kit ou de recomendar um site que o equivalha (embora não seja a mesma coisa, na prática). A outra, na ausência do assessor de imprensa, é o produtor - que não é obrigado a atuar como tal, mas deve ter noções da função.
Conversei com minha amiga jornalista (e colega dos tempos de faculdade) Karina Ferreira, da Nova Aurora Comunicação, que trabalha com assessoria de imprensa há anos e entende do assunto melhor do que eu. Ela explica o que é um press kit e qual o seu papel para a promoção de uma pessoa física, jurídica ou evento.
O press kit ou kit para imprensa nada mais é que um material mais elaborado para divulgação de um projeto/empresa/artista. Além de conter o release do objeto de divulgação, o press kit DEVE oferecer informações complementares: pendrive/CD com infográficos, fotos, plantas, mapas, músicas, vídeos, encarte, gravuras, releases de assuntos relacionados. Para arrematar, vale enviar com um brinde. Mas não vale apenas presentear. Tem que ser um brinde que reforce a marca da empresa/evento/produto que está sendo divulgado. No caso de artistas, o press kit ganha uma importância maior, pois, NECESSARIAMENTE, tem como item principal o CD/DVD, catálogo ou livro do artista. Isso possibilita ao jornalista que o recebe a oportunidade de conhecer a obra sobre a qual se pretende que ele escreva. É impossível divulgar o lançamento de um livro ou CD/DVD musical sem oferecer o produto para apreciação dos jornalistas. Como escreverão sem conhecer a obra? Da mesma forma, falar sobre uma futura exposição de artes plásticas apreciando o catálogo é bem mais viável do que apenas imaginando o evento por meio das palavras do release.
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