- Terminei a leitura do livro Moacir Santos - Ou os caminhos de um músico brasileiro, de Andrea Ernest Dias, lançado em agosto pela editora Folha Seca, do Rio. O trabalho impressiona por abordar com profundidade não só a obra mas também a vida do compositor pernambucano nascido em Flores.
- A publicação, que me foi enviada gentilmente pela autora, junto com um CD Trio 3-63 dedicado exclusivamente à música de Moacir Santos, é uma adaptação da tese de doutorado da flautista carioca na UFBA. Chama a atenção também o quanto o compositor, negro e sertanejo, passou por cima de todas as discriminações confiante nas suas qualidades e trilhou uma carreira de sucesso até a fama nos Estados Unidos.
- Uma das melhores descobertas musicais que fiz lendo o livro foi a da Orquestra Afro-Brasileira, dirigida por Abigail Moura, que existiu de 1942 a 1970. Estilo único e riqueza rítmica sem par naquela época dentre orquestras populares.
Andrea Ernest Dias. Foto: Ana Branco / Divulgação. |
- O projeto Música de Agora na Bahia abriu inscrições para obras de até um minuto e meio de duração a serem selecionadas e executadas em recitais-relâmpago em escolas de Salvador. Podem inscrever-se apenas alunos vinculados à UFBA.
- O MinC abriu novo edital para credenciamento de pareceristas de projetos culturais. A função dos credenciados é avaliar as propostas que pleiteiam aprovação para captação de recursos via Lei Rouanet.
- Neste domingo o grupo Mawaca encerra o 3º Conte Outra Vez - A Magia da Tradição Oral no Teatro de Santa Isabel, as 16h. O espetáculo Pelo Mundo com Mawaca convida o público infantil para uma viagem por diversos lugares do mundo, como França, Albânia, Tanzânia, Índia, Portugal, Israel e Brasil "por meio de uma trama de sons e histórias que educam e entretêm a plateia mirim".
Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário