quinta-feira, 17 de julho de 2025

Que tal publicar um livro?

Lançamento do livro Clóvis Pereira: no Reino da Pedra Verde - Igreja da Madre de Deus, 19/10/2015. Foto: Cepe / Divulgação

Por mais que as redes sociais sejam veículos eficazes para a transmissão de conhecimento nos dias de hoje, o melhor canal para materializar o resultado de uma pesquisa detalhada, de uma reflexão profunda ou de um conjunto amplo de memórias continua sendo o livro.

UM PRODUTO PROFISSIONAL

Além disso, o livro é um produto, ou seja, um objeto que envolve um trabalho profissional e cuidadoso, bem como evidencia a história de uma personalidade, projeto ou instituição.

O autor precisa ser dotado de disciplina e técnica para escrever, e de autocrítica para revisar e aperfeiçoar a narrativa. Já o editor deve ser dotado de bom gosto e experiência para orientar as etapas de arte, diagramação e impressão, levando em conta os formatos impresso e online.

Elementos como tamanho do livro, tipo de papel (de capa e de miolo), tipografia (fonte) e qualidade das fotos influem na beleza e na percepção do produto como uma realização de alto nível. Olhando para a sua estante, você pode confirmar como vale a pena ter livros bonitos, resistentes e agradáveis de se manusear e se ler.

DIVULGAÇÃO

Com o trabalho em fase de impressão, o próximo passo é pensar na divulgação.

Algumas pessoas preferem publicar um livro para vender ou distribuir apenas nos círculos sociais mais próximos. Já a maior parte dos autores quer que sua obra tenha repercussão.

Como jornalista, posso ajudar seu livro não só a virar realidade, mas também a ganhar menções na imprensa e na internetÉ preciso, ainda, preparar os detalhes da cerimônia de lançamento, como local, coquetel e convites.

Pois bem. Seu futuro livro também merece todo esse tratamento. Vamos marcar uma conversa sobre ele?

Basta enviar uma mensagem para o e-mail audicoes@gmail.com, que eu retorno e agendamos uma conversa via Google Meet.

Enquanto isso, deixo o convite para conferir meus trabalhos já publicados e meus currículos.

sexta-feira, 21 de março de 2025

Contos sobre a morte desprovidos de morbidez



Os Contos sobre a morte desprovidos de morbidez, escritos entre 2020 e 2021, no auge da pandemia, são uma curta coletânea composta por três narrativas.

Na primeira, Sem fumaça preta, um escultor do Sertão do São Francisco reluta a saber das notícias do Brasil e do mundo pela TV, pelo rádio e pela internet — apenas os dois jornais impressos que ele compra a cada manhã constituem a sua fonte de informação de confiança —, até que, certo dia, ele é contestado pela dona do quiosque quanto ao motivo de sua relutância. 

Em Os cinco conselheiros da desordem, o segundo conto, um homem em desespero desabafa a um bombeiro civil sobre a ruína financeira à qual foi levado por seguir os conselhos de cinco "personalidades motivacionais": um personal trainer, um influenciador infantil, um investidor financeiro, um coach e um guru religioso.

Já em O que tem de ser feito, a terceira história, um comerciante português que está sendo velado em Lisboa resuscita após os discursos de despedida da esposa e dos amigos próximos, ao ouvir a sugestão de um ex-empregado, de se construir um busto em homenagem a si. O comerciante o repreende, rejeitando o tributo, e aproveita para engatar um acerto de contas com ele e os demais.

***

Como presente aos meus leitores, estou disponibilizando gratuitamente o ebook em PDF.

Basta acessar este formulário, preenchê-lo com seu e-mail e seu nome, e clicar em "Enviar".

O link para download aparecerá na tela de confirmação de envio.

Postagem em destaque

Que tal publicar um livro?

Lançamento do livro Clóvis Pereira: no Reino da Pedra Verde - Igreja da Madre de Deus, 19/10/2015. Foto: Cepe / Divulgação Por mais que a...