![]() |
Lançamento do livro Clóvis Pereira: no Reino da Pedra Verde - Igreja da Madre de Deus, 19/10/2015. Foto: Cepe / Divulgação |
Por mais que as redes sociais sejam veículos eficazes para a transmissão de conhecimento nos dias de hoje, o melhor canal para materializar o resultado de uma pesquisa detalhada, de uma reflexão profunda ou de um conjunto amplo de memórias continua sendo o livro.
UM PRODUTO PROFISSIONAL
Além disso, o livro é um produto, ou seja, um objeto que envolve um trabalho profissional e cuidadoso, bem como evidencia a história de uma personalidade, projeto ou instituição.
O autor precisa ser dotado de disciplina e técnica para escrever, e de autocrítica para revisar e aperfeiçoar a narrativa. Já o editor deve ser dotado de bom gosto e experiência para orientar as etapas de arte, diagramação e impressão, levando em conta os formatos impresso e online.
Elementos como tamanho do livro, tipo de papel (de capa e de miolo), tipografia (fonte) e qualidade das fotos influem na beleza e na percepção do produto como uma realização de alto nível. Olhando para a sua estante, você pode confirmar como vale a pena ter livros bonitos, resistentes e agradáveis de se manusear e se ler.
DIVULGAÇÃO
Com o trabalho em fase de impressão, o próximo passo é pensar na divulgação.
Algumas pessoas preferem publicar um livro para vender ou distribuir apenas nos círculos sociais mais próximos. Já a maior parte dos autores quer que sua obra tenha repercussão.
Como jornalista, posso ajudar seu livro não só a virar realidade, mas também a ganhar menções na imprensa e na internet. É preciso, ainda, preparar os detalhes da cerimônia de lançamento, como local, coquetel e convites.
Pois bem. Seu futuro livro também merece todo esse tratamento. Vamos marcar uma conversa sobre ele?
Basta enviar uma mensagem para o e-mail audicoes@gmail.com, que eu retorno e agendamos uma conversa via Google Meet.
Enquanto isso, deixo o convite para conferir meus trabalhos já publicados e meus currículos.