quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Novos compositores pernambucanos

Conforme anunciado nesta última segunda pelo tenor Pedro Martins, o projeto Novos Compositores Pernambucanos, a ser estreado em 2015, terá canções inéditas de:

Paulo Arruda. Foto: Guga Pimentel.
Paulo Arruda (1977)
Compositor e contrabaixista. Teve obras executadas pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música e Orquestra Sinfônica do Recife. Foi o vencedor do 1º Concurso Moacir Santos e Finalista do Festival Tinta Fresca, com a obra Cangaço de Vida e Morte. É integrante da Orquestra Sinfônica Jovem do CPM, da Orquestra Retratos e do grupo Quarteto Aberto.

Jorge van der Linden. Foto: Facebook.
Jorge van der Linden (1986)
Graduado em Música pela UFPE, estudou Composição com Prof. Dr. Nelson de Almeida (BRA), Prof. Dr. Mark Allan Taggart e Prof. Dr. Edward Jacobs (ECU-EUA). Integrou grupos corais e de ópera. Atua como sound designer de jogos e trilhas sonoras, e técnico de áudio em gravações e espetáculos. Trabalhou em Festivais como Janeiro de Grandes Espetáculos e Palco Giratório e atualmente integra o naipe dos barítonos no coro Opus 2, regido pelo Prof. Dr. Flávio Medeiros, e integra a banda Serrapilheira como compositor e instrumentista.

Gabriel Fernandes. Foto: Facebook.
Gabriel Fernandes (1990)
Pianista e compositor natural de Garanhuns, iniciou seus estudos de piano aos seis anos de idade. Em 2005 ingressou no Conservatório Pernambucano de Música, onde foi aluno de Suzilane Figueiredo, Adriane de Carvalho e Fernando Müller. Em 2010 seguiu para os Estados Unidos a fim de estudar com o professor Bernardo Scarambone na Eastern Kentucky University e graduou-se em piano e composição em maio de 2014 nessa universidade.

Pedro Tavares. Foto: Facebook.
Pedro Tavares (1984)
Atua como professor do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) desde 2010, compositor e arranjador. Trabalhou com diversos gêneros e formações camerísticas, com destaque para Baião, canção para soprano, coro e orquestra estreada em Bolonha, Itália, em 2009, e nos últimos anos vem-se dedicando à Orquestra de Rock do CPM, para a qual escreve arranjos e atua como instrumentista.

Bruno Oliveira. Foto: Facebook.
Bruno Oliveira (1989)
Natural de Recife, Bruno Oliveira iniciou-se na música em 2001, aos 11 anos, tocando guitarra. Estudou violão e piano erudito no Conservatório Pernambucano de Música, harmonia contemporânea no Cia. Dos Músicos (atual Tritonis) e bacharelado em violão erudito na UFPE. Recentemente gravou com o tenor Pedro Martins o CD John Dowland – Songs from ‘Book of Songs or Aryes I’ e é integrante da banda de metal Kriver.

Carlos Eduardo Amaral.
Carlos Eduardo Amaral (1980)
Mais conhecido como crítico de música clássica no Recife, graças à atuação no blog Audições Brasileiras, no festival Mimo e, principalmente, na revista Continente. Estudou apenas dois anos de musicalização na Escola de Música Antenor Navarro, em João Pessoa, quando adolescente, e foi agregando conhecimento de forma autodidática desde então, até lançar-se como compositor em 2014. Suas partituras mais recentes estão disponíveis no projeto Sesc Partituras.

Iuri Gama. Foto: Facebook.
Iuri Gama (1992)
Começou a estudar composição em 2011, no curso de extensão ministrado por Wander Vieira na UFPE. Em 2012 ganhou bolsa para estudar na Brandeis University (EUA), onde teve aulas de orquestração e composição com David Rakowski, e de música eletroacústica com Eric Chasalow. De volta ao Brasil em 2013, atualmente é aluno de Marcílio Onofre, no curso de extensão em Composição do Compomus, na UFPB e concluirá a licenciatura em música pela UFPE em 2015.

Tauan Lemos Miguel. Foto: Facebook.
Tauan Miguel Lemos (1989)
Nascido em Alta Floresta (MT), veio para o Recife em 1996 e começou a estudar música em 2005, tocando guitarra na escola Minami. Em 2007 ingressou no Conservatório Pernambucano de Música e estudou violão popular, viola caipira e trompete. De 2008 a 2012 cursou Licenciatura em Música na UFPE e passou a interessar-se por composição. Atualmente é aluno do Mestrado em Musicologia na UFPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Interminável - Pré-venda

Poucos momentos antes de começarem mais uma reunião, os integrantes de uma associação de operários no interior de Pernambuco recebem uma car...