Primeiro foi a Ladainha do Sagrado Coração de Jesus, op. 07, dedicada ao coral Contracantos, aqui do Recife, regido pelo professor Flávio Medeiros. É uma partitura para coro misto, com inclusão opcional de baixo contínuo e intermezzi instrumentais improvisatórios entre as seções. Sem o contínuo, dura cerca de cinco minutos; com ele, a duração é ad libitum.
E, semana passada, adaptei para quinteto de cordas o Estudo armorial n° 1, escrito originalmente para duo de violoncelos, sendo rebatizado como Xaxado, toada e galope, op. 16, remetendo (agora de modo explícito) à forma mais comum de suítes musicais do Movimento Armorial: alegre, lento e vivo, mas sob nomes e ritmos folclóricos nordestinos.
A motivação do Xaxado, toada e galope foi prestar homenagem a um dos grupos de câmara mais renomados do Nordeste brasileiro, o Quinteto da Paraíba, que completou 25 anos de carreira agora em 2014 e tem em sua discografia um dos CDs de música clássica mais emblemáticos gravados pela Kuarup, Armorial & Piazzolla, em cujo concerto da lançamento estive em 1995, em João Pessoa.
Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário