terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Partituras armoriais disponibilizadas para download pela Cepe






Semana passada, dia 17, o Conservatório Pernambucano de Música e a Cepe - Cia. Editora de Pernambuco (a imprensa oficial do Estado) lançaram o livro de partituras da Orquestra Armorial de Câmara.

Dividido em três volumes e compilando as partituras de todas as músicas gravadas pela orquestra nos anos 1970 (cinco LPs oficiais mais um oficioso) e 1990 (dois CDs), o livro teve uma equipe de editoração coordenada pelo prof. Sérgio Barza, autor do outro livro lançado na ocasião, acerca da atuação do Conservatório ao longo de seus 85 anos de história.

A novidade é que boa parte das partituras que integram o projeto estão disponíveis para download no site da Cepe (grades mais partes cavadas). Além da importância histórica dessa iniciativa, existe também a preocupação de que a música armorial volte a ser tocada, ouvida e pesquisada em larga escala pelas novas gerações.

Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial do texto, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Exemplares diretamente comigo


Após contato com a editora, e atendendo a pedidos de amigos e interessados, voltarei a vender diretamente os exemplares do livro sobre Clóvis Pereira - agora pelo preço de capa, R$ 35,00.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Entrevistas para o Café Colombo - acervo


Consultando o acervo do Café Colombo no SoundCloud, achei os links de ambas as entrevistas que dei para o programa, uma em 2007, sobre o cenário da música clássica pernambucana de então, e a outra mais recentemente, em outubro de 2015, acerca do livro de Clóvis Pereira.



Audições Brasileiras #9 recebe Irineu Franco Perpétuo


Próxima quarta, antevéspera de Natal, o podcast Audições Brasileiras será com o jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo, que fará um resumo do minicurso que está ministrando esta semana sobre música clássica, literalmente falando. Convidado do festival Virtuosi, Irineu focou nos três grandes nomes do Classicismo - Haydn, Mozart e Beethoven - e falou do Rococó (também chamado de galante ou pré-classicismo), a fase de transição entre o Barroco e o Clássico, cujos principais expoentes foram alguns dos filhos de Johann Sebastian Bach. Confira ainda a indicação do CD Pares, com obras de Mark Hagerty e Sergio Roberto de Oliveira para duos de piano e violoncelo. Até lá.

(E a partir de janeiro, por conta de compromissos e projetos pessoais meus, o podcast Audições Brasileiras passará a ser mensal. Fiquei ligado.)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Audições Brasileiras #8 recebe Ana Lúcia e Rafael Garcia


Próxima quarta, dia 09 de dezembro, vai ao ar a entrevista que fiz com a pianista Ana Lúcia Altino Garcia e seu marido, o maestro Rafael Garcia, que me receberam em seu apartamento, na orla de Piedade, para falar sobre a décima oitava edição do festival Virtuosi, que ambos criaram em 1998 e hoje tornou-se sinônimo de música clássica em Pernambuco.

Postagem em destaque

Interminável - Pré-venda

Poucos momentos antes de começarem mais uma reunião, os integrantes de uma associação de operários no interior de Pernambuco recebem uma car...