Foto: Roberta Guimarães/Reprodução. |
A caixa preta do jazz
"A mistura da música tonal européia correspondente ao período romântico (séculos 18 e 19) com o modalismo dos cantos de trabalho dos escravos negros, acrescida das incursões impressionistas (Debussy e Ravel) em estruturas harmônicas de grande tensão dissonante, constitui, portanto, o núcleo essencial da música de jazz – uma forma musical de grande poder, que haverá de varar os séculos. Quem viver, verá."
Música e loucura
"Quando J. S. Bach reduziu o papel da inspiração na arte da composição ao da perspiração, na verdade o fez enunciando uma das mais espetaculares mentiras jamais ditas por um cristão temente a Deus: '– Trabalhe tanto quanto eu, e você comporá tão bem quanto eu'... Mozart foi mais sincero..."
Do dodecafonismo ao maracatu
"O maestro Clóvis Pereira ainda hoje tem esta dúvida: se foi Guerra quem nos influenciou mais, ou se não teria sido Sivuca, com seu extraordinário toque de sanfona; ou Luiz Gonzaga, com a força de seu cancioneiro; ou ainda Jackson do Pandeiro – os que mais influenciaram Guerra em sua música do período da maturidade."
Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.