quinta-feira, 30 de outubro de 2014
quarta-feira, 22 de outubro de 2014
Partituras disponíveis no Sesc Partituras
Estudo armorial n° 4, trecho. |
Quando se clicar no título da peça, irá aparecer um quadro com o link para se baixar a partitura (com as partes, se for o caso) e o áudio em MIDI (com exceção do Estudo armorial n° 1, que pretendo exibir quando for gravado no YouTube).
A partitura do Estudo armorial n° 2 passou por uma revisão mais criteriosa na semana passada e já deve ter sido atualizada no site. Quando eu finalizar mais outras duas partituras, irei comunicar a inclusão delas por aqui pelo blog.
Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.
domingo, 19 de outubro de 2014
Coluna de Domingo - 26
Quinteto da Paraíba. Foto: Divulgação. |
- A partir de hoje deixarei minhas atividades jornalísticas em segundo plano para me dedicar mais à escrita musical. Sairá uma última matéria minha na Continente de dezembro e depois disso não tenho nada em mente para 2015 a não ser escrever partituras (e finalizar dois livros). Quaisquer contatos comigo, usar o e-mail audicoes@gmail.com ou o Whatsapp.
- Há sete anos, pelo menos, que Swami Nogueira é o técnico que cuida dos meus computadores. Levei meu notebook espatifado para sua oficina, no bairro de Setúbal, e no mesmo dia saí com o aparelho em ordem, tendo sido consertado o gabinete e substituído o monitor quebrado. Fica a recomendação.
- Parodiando o Prêmio Jabuti, Olavo de Carvalho atiça novamente seus detratores instituído o Prêmio Cagado de Pseudoliteratura, cujo diploma deve ser editado por qualquer um no PhotoShop e enviado ao escritor de sua escolha.
- Arvo Pärt terá uma obra coral à capela estreada em Portugal em 2015. Os três pastorezinhos de Fátima foi escrita em maio passado, dois anos após a visita do compositor estoniano ao santuário português.
- O recital de canções românticas do tenor Pedro Martins e do pianista Gabriel Fernandes é sábado que vem, no Centro Cultural Brasil-Alemanha, às 19h.
- Nada menos que imperdível o CD De sol a sol, da Orquestra Retratos. Só composições e arranjos de primeira qualidade.
- O CD mais memorável do Quinteto da Paraíba, Armorial & Piazzolla, completou 20 anos de gravação pela saudosa gravadora Kuarup agora em 2014. Hoje ele está disponível no YouTube para quem não teve a chance de conhecê-lo.
- O II Festival de Música Contemporânea Brasileira está com inscrições abertas para submissão de trabalhos e acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de março de 2013 na Unicamp (Campinas-SP). O evento irá homenagear os compositores Edino Krieger e Gilberto Mendes.
- Dia 30, às 19h, na Saraiva do Shopping RioMar estarei ministrando palestra sobre o que é a Maçonaria.
- O Conservatório Pernambucano de Música promoverá, do dia 19 a 22 de novembro, o 1° Festival de Piano da instituição, com apresentações gratuitas sempre às 19h30 no auditório do CPM. A abertura terá participação de Elyanna Caldas, Levi Guedes e da soprano Rosemary Carlos.
Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.
domingo, 12 de outubro de 2014
Coluna de Domingo - 25
Rômulo Bartolozzi. Foto: Facebook. |
- Semana passada o site de Marlos Nobre foi invadido e teve boa parte de seu conteúdo apagado. Por que alguém atacaria um compositor de música clássica, ninguém sabe.
- O tenor Pedro Martins, que fará recital de canções românticas dia 25 no CCBA (Centro Cultural Brasil-Alemanha), esteve recentemente em Buenos Aires, para conceder entrevista à Rádio Nacional Argentina.
- O Grupo de Percussão da UFBA está gravando novo CD.
- Na última quinta, dia 09, Rômulo Bartolozzi teve sua peça Yerevan executada em São José do Rio Pardo pela orquestra de cordas do Conservatório de Tatuí. Yerevan é baseada em uma dança folclórica armênia chamada Tamzara.
- Uma coisa é o registro de partituras, que deve ser feito na Biblioteca de Música da UFRJ ou na Biblioteca Nacional, para garantir a autoria das obras.
- Outra é o cadastro de partituras junto à associação de classe (Abramus, Amar, UBC etc.) responsável pelo recolhimento dos valores arrecadados pelo Ecad quando suas obras são executadas.
- As inscrições para as palestras do III Virtuosi Século XXI continuam abertas. As palestras acontecem entre os dias 24 e 27 deste mês. Marisa Rezende, compositora homenageada do evento, escreveu uma peça para violino, viola, violoncelo e piano dedicada respectivamente a Rafael Garcia, Leo Altino, Lito Altino e Ana Lúcia Altino Garcia, intitulada Pequenos gestos. A estreia, porém, ocorrerá em outra edição de um dos festivais Virtuosi.
Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.
domingo, 5 de outubro de 2014
Dez obras sinfônicas a se ouvir
Marcílio Onofre. Foto: via Google Imagens. |
Hoje não tem Coluna de Domingo porque estou concluindo mais uma peça da série de meus Estudos armoriais. Parei para fazer uma listinha das dez obras orquestrais escritas do ano 2000 pra cá que mais me chamaram a atenção pela riqueza da escrita orquestral de seus compositores. Ei-las:
1. Kabbalah, Marlos Nobre.
2. Vereda, Marisa Rezende.
3. Yelelá Twendê, Paulo Costa Lima.
4. Armorialis, Eli-Eri Moura.
5. Études sur Paris, Almeida Prado.
6. O massapê vivo, Jorge Antunes.
7. Gantois, Paulo Santana.
8. Capricho medonho, Marcílio Onofre (foto).
9. Tetragrammaton III, Roberto Victório.
10. KrÊÓ, Sergio Roberto de Oliveira.
Dessas peças, três estão gravadas em CD - as de Marlos Nobre, Paulo Costa Lima e Almeida Prado - e uma em DVD, a de Jorge Antunes. As demais podem ser encontradas no YouTube, exceto as de Marisa Rezende e Roberto Victório.
Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
Seven armorial works to be heard
To introduce some friends musicians abroad to the armorial music I've prepared a simple list with seven works to be heard. They are mandatory to comprehend the style of such kind of nationalist classical music with roots in the inland folk music from the Northeastern states of Brazil.
- Três peças nordestinas (Three Northeastern pieces), by Clóvis Pereira - I. No Reino da Pedra Verde (At the Green Stone Kingdom), II. Aboio, III. Galope.
- Mourão, by César Guerra-Peixe and Clóvis Pereira.
- Toré, by Antonio José "Zoca" Madureira.
- Toada e desafio, by Capiba.
- Rasga, by Antonio Carlos Nóbrega.
- Cipó branco de Macaparana, by Cussy de Almeida.
Update: All those works were from the 1970s, when the Armorial Movement was active, but one can not forget a later work of 1996, the Missa de Alcaçus (Alcaçus Mass) by Danilo Guanais.
Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.
Assinar:
Postagens (Atom)
Postagem em destaque
Interminável - Pré-venda
Poucos momentos antes de começarem mais uma reunião, os integrantes de uma associação de operários no interior de Pernambuco recebem uma car...
-
Semana passada, dia 17, o Conservatório Pernambucano de Música e a Cepe - Cia. Editora de Pernambuco (a imprensa oficial do ...
-
Edson Cordeiro, sopranista. Foto: via Google Imagens. Há alguns dias, o músico Rômulo Bartolozzi protestou - com toda razão - no Faceb...
-
Calzone vegetariano. Fonte . É possível comer por menos de dez reais no Shopping Recife. Se é comer bem ou não, cabe discussão, mas pes...