Eis o primeiro vídeo das obras que foram interpretadas pela Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano no último dia 07 de setembro, dentro da programação do Mimo 2013, na Igreja do Carmo de Olinda.
Conforme mencionei em matéria para o site do festival (aproveitando para inserir mais considerações agora):
O Concerto armorial para violino e orquestra [de cordas] de Sérgio Ferraz, que teve o próprio professor do CPM como solista, também mereceu menção do crítico inglês [Clive Davis]. Diferente da matriz mahleriana do Cangaço [de vida e morte, de Paulo Arruda], o concerto tem um perfil familiar aos ouvintes pernambucanos [três movimentos à la concerto italiano, e uso somente de cordas com virtual possibilidade de acréscimo de percussão], porém lança mão de uma estrutura minimalista com mais nitidez do que os armoriais dos anos 1970, especialmente no primeiro e terceiro movimentos (neste, o ostinato dos violoncelos e baixos [baseado no maracatu nação, só que em andamento mais lento do que o habitual] toma um papel fundamental), afora a presença constante dos pedais em ré e lá [os mais presentes no armorial, afora que as cordas ré e lá são comuns às todos os instrumentos da família], das passagens lentas em tom de aboio e das [passagens] dançantes com célula rítmica de baião.
Conforme mencionei em matéria para o site do festival (aproveitando para inserir mais considerações agora):
O Concerto armorial para violino e orquestra [de cordas] de Sérgio Ferraz, que teve o próprio professor do CPM como solista, também mereceu menção do crítico inglês [Clive Davis]. Diferente da matriz mahleriana do Cangaço [de vida e morte, de Paulo Arruda], o concerto tem um perfil familiar aos ouvintes pernambucanos [três movimentos à la concerto italiano, e uso somente de cordas com virtual possibilidade de acréscimo de percussão], porém lança mão de uma estrutura minimalista com mais nitidez do que os armoriais dos anos 1970, especialmente no primeiro e terceiro movimentos (neste, o ostinato dos violoncelos e baixos [baseado no maracatu nação, só que em andamento mais lento do que o habitual] toma um papel fundamental), afora a presença constante dos pedais em ré e lá [os mais presentes no armorial, afora que as cordas ré e lá são comuns às todos os instrumentos da família], das passagens lentas em tom de aboio e das [passagens] dançantes com célula rítmica de baião.
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