Seguindo uma tendência mundial, foi inaugurado recentemente o primeiro site de crowdfunding (arrecadação coletiva) para projetos e ações culturais e esportivas de Pernambuco: o Nosacuda. A ideia partiu das produtoras culturais Dora Dimenstein e Hérika Araujo, ambas com mais de 10 anos de experiência em elaboração de projetos culturais, e ainda busca a adesão de produtores culturais e esportivos. Para saber um pouco mais sobre o Nosacuda, conversei via e-mail com Dora e ela explicou desde a concepção do site até os próximos passos a serem seguidos para o sucesso da iniciativa.
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Dora, como surgiu a ideia do Nosacuda?
A ideia surgiu da Hérika Araujo, também produtora e Diretora de Cultura da Vitória de Santo Antão, quando estávamos indo para Brasília finalizar um curso promovido pelo Ministério da Cultura e Fundação Getúlio Vargas (RJ). Dentre as 1.400 pessoas no Brasil inteiro que finalizaram o curso, 50 foram convidadas para a etapa de finalização. Desde o momento que conheci a Hérika no avião, resolvi apoiar e ideia e começamos a formular o que e como seria o site. Passamos 05 dias em Brasília e, no nosso terceiro dia da finalização do curso, fiz uma apresentação na sala sobre o site. Depois de muitas pesquisas, quase um ano, sobre temas de captação de recursos e sobre Economia Criativa buscamos uma empresa no Recife que pudesse viabilizar nossa ideia e o site foi ao ar.
Como se deu o apoio do Governo do Estado ao projeto e a adesão dos primeiros produtores ao site?
Nossa aproximação com a Coordenadoria da Economia Criativa da Secretaria de Cultura [do Governo do Estado] surgiu de uma apresentação minha ao coordenador Luciano Gonçalo e veio a ocorrer quando ele já tinha sinalizado essa necessidade para os produtores e artistas locais, visto que nem todos os projetos eram aprovados na Lei do Funcultura. O convite para realizar oficinas dentro do Festival Pernambuco Nação Cultural veio como uma forma de viabilizar o repasse de informações sobre Economia Criativa, crowdfunding e o site Nosacuda.
O que é necessário para se ter um projeto divulgado no site?
Atualmente, o site já está com projetos publicados decorrente das oficinas. O site possui uma curadoria que analisa os projetos e só os publica quando estes têm objetivo cultural e esportivo.
Para encaminhar um projeto ao site são necessários alguns passos que estão bem explicados no próprio site, a saber:
1. fazer um cadastro simples - loguin e senha;
2. preencher o formulário com as informações do projeto;
3. enviar um vídeo ou fotos de ações já realizadas ou o que se pretende realizar - seria uma chamada do projeto;
4. determinar os valores das doações e quais seriam suas recompensas que deverão ser repassadas aos doadores;
5. acrescentar novas informações sobre o projeto como links, endereços eletrônicos do tema, fotos, outros vídeos;
6. enviar o projeto para a curadoria.
Para quem vai fazer as doações, também é necessário fazer um cadastro. O acesso a estas informações é restrita a quem faz nosso administrativo.
Assim que o projeto é enviado, alguns itens ficam impossibilitados de serem alterados, como datas, valor final e prazo de execução, conforme está definido no termo de uso e em nossa política de privacidade.
Em todos os projetos finalizados, a captação das doações terá 13% retidos para o site, 7,5% para o PagSeguro, que administra as verbas, e 5,5% para o site poder manter seus custos administrativos. Os projetos realizados farão parte do link "Projetos de Sucesso", com a publicação de vídeos e fotos do projeto.
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Dora, como surgiu a ideia do Nosacuda?
A ideia surgiu da Hérika Araujo, também produtora e Diretora de Cultura da Vitória de Santo Antão, quando estávamos indo para Brasília finalizar um curso promovido pelo Ministério da Cultura e Fundação Getúlio Vargas (RJ). Dentre as 1.400 pessoas no Brasil inteiro que finalizaram o curso, 50 foram convidadas para a etapa de finalização. Desde o momento que conheci a Hérika no avião, resolvi apoiar e ideia e começamos a formular o que e como seria o site. Passamos 05 dias em Brasília e, no nosso terceiro dia da finalização do curso, fiz uma apresentação na sala sobre o site. Depois de muitas pesquisas, quase um ano, sobre temas de captação de recursos e sobre Economia Criativa buscamos uma empresa no Recife que pudesse viabilizar nossa ideia e o site foi ao ar.
Como se deu o apoio do Governo do Estado ao projeto e a adesão dos primeiros produtores ao site?
Nossa aproximação com a Coordenadoria da Economia Criativa da Secretaria de Cultura [do Governo do Estado] surgiu de uma apresentação minha ao coordenador Luciano Gonçalo e veio a ocorrer quando ele já tinha sinalizado essa necessidade para os produtores e artistas locais, visto que nem todos os projetos eram aprovados na Lei do Funcultura. O convite para realizar oficinas dentro do Festival Pernambuco Nação Cultural veio como uma forma de viabilizar o repasse de informações sobre Economia Criativa, crowdfunding e o site Nosacuda.
O que é necessário para se ter um projeto divulgado no site?
Atualmente, o site já está com projetos publicados decorrente das oficinas. O site possui uma curadoria que analisa os projetos e só os publica quando estes têm objetivo cultural e esportivo.
Para encaminhar um projeto ao site são necessários alguns passos que estão bem explicados no próprio site, a saber:
1. fazer um cadastro simples - loguin e senha;
2. preencher o formulário com as informações do projeto;
3. enviar um vídeo ou fotos de ações já realizadas ou o que se pretende realizar - seria uma chamada do projeto;
4. determinar os valores das doações e quais seriam suas recompensas que deverão ser repassadas aos doadores;
5. acrescentar novas informações sobre o projeto como links, endereços eletrônicos do tema, fotos, outros vídeos;
6. enviar o projeto para a curadoria.
Para quem vai fazer as doações, também é necessário fazer um cadastro. O acesso a estas informações é restrita a quem faz nosso administrativo.
Assim que o projeto é enviado, alguns itens ficam impossibilitados de serem alterados, como datas, valor final e prazo de execução, conforme está definido no termo de uso e em nossa política de privacidade.
Em todos os projetos finalizados, a captação das doações terá 13% retidos para o site, 7,5% para o PagSeguro, que administra as verbas, e 5,5% para o site poder manter seus custos administrativos. Os projetos realizados farão parte do link "Projetos de Sucesso", com a publicação de vídeos e fotos do projeto.
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