Canal da Companhia das Letras no YouTube (reprodução) |
1. Carreira Literária: Dentre os canais que tenho acompanhado, este é o que traz as melhores orientações e posturas mais lúcidas para quem quer escrever e publicar um livro*, especialmente na área de ficção. Flávia, Andressa e Roberto, os apresentadores, além de muito simpáticos, também oferecem cursos e oficinas de gerenciamento de carreira literária no Rio. Recomendo bastante, pelo background deles.
2. Escreva seu Livro: Este é outro canal muito bom para escritores, de primeira viagem ou não, e com um foco mais abrangente (ficção e não ficção, em seus mais variados segmentos). Com mais de duas décadas de estrada, Laura Bacellar e Sidney Guerra expõem todo o conhecimento que têm nesse canal (e em um excelente livro, que comprei e recomendo). Eles também oferecem cursos e serviços avulsos em seu site.
3. Editora Seguinte: A Seguinte é um selo da Companhia das Letras dedicado ao público adolescente e utiliza muito bem – para resenhar e divulgar os próprios lançamentos – os vídeos que produz. A grande sacada do canal, principalmente tendo em vista escritores iniciantes, é botar essa mesma equipe da casa para mostrar por dentro o processo de trabalho de todos os setores do selo, da edição ao marketing e à distribuição, passando pela direção de arte, diagramação, tradução e impressão.
4. A própria Companhia das Letras merece a recomendação, pelos diversos formatos instigantes de seus vídeos: booktrailers, trechos de obras lidos por personalidades conhecidas, indicações de livros da editora, respostas a perguntas de leitores, entrevistas com autores etc. Vale a pena.
5. Tatiana Feltrin: Para quem quer indicações de leitura de primeiro nível, o melhor canal é o da vlogger literária Tatiana Feltrin. Boa edição de vídeo, bom captação de som, bom papo e boa contextualização. Outros tantos canais indicam livros tão bons quanto, mas o de Tatiana se destaca pelo conjunto da obra.
* Mesmo que eu esteja mencionando "escritores iniciantes", vocês vão ver que os mais experientes também extraem muitas informações, a contar pelos comentários nos vídeos publicados.