Pular para o conteúdo principal

Audições Brasileiras #10 recebe Sérgio Ferraz



No podcast Audições Brasileiras da próxima quarta, Sérgio Ferraz faz um apanhado de suas influências musicais ao longo dos últimos trinta anos e dos seis CDs que gravou desde 2000 e responde sobre novos caminhos a serem seguidos pela composição armorial e o processo de criação de seu álbum mais recente, Flutuando sobre as ondas, que mescla técnicas da música concreta e eletrônica.

O repertório do podcast inclui músicas dos seguintes CDs de Sérgio Ferraz: Dançando aos pés de Shiva (a faixa-título); Segundo romançário (quatro músicas, incluindo uma de Zoca Madureira); Sonoris Fabrica (Zumbi); e Flutuando ao som das ondas (Cartas de Saturno, segundo movimento de Paisagens sonoras eletrônicas imaginárias) – esta última música, após a vinheta final do podcast, deve ser ouvida com fones, para se captar o deslocamento tridimensional das sonoridades.

As indicações de livros desta edição do Audições Brasileiras são: Conservatório Pernambucano de Música – 85 anos: uma apreciação, de Sérgio Nilsen Barza; e Orquestra Armorial de Câmara de Pernambuco: Partituras editadas, em três volumes; ambos em parceria entre o CPM e a Cepe. A indicação de CD fica para o álbum Piano e poesia, de José Celso Freitas, com destaque para a faixa Baião da despedida. Boa audição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porto de Galinhas - mapa/map/carta

Com indicações de hotéis, restaurantes e diversão, esse mapa é prático e útil.

Mulher não canta em falsete

Há alguns dias, o músico Rômulo Bartolozzi protestou - com toda razão - no Facebook contra uma desinformação repetida equivocadamente entre estudantes de música: mulher não canta em falsete, pois o falsete é um artifício da voz masculina para se equiparar ao timbre e à tessitura da voz feminina. Como explica Rômulo:
"Não faz sentido nem por produção, nem por nomenclatura! Falsetto refere-se à voz falsa feminina. É uma nomenclatura que se refere à voz masculina. O que chamam de falsetto feminino é simplesmente voz de cabeça, de que ambos os sexos gozam perfeitamente. E o mecanismo é ligeiramente diferente. Harmonicamente é diferente e a ressonância no corpo é diferente. Faria mais sentido chamar de falsetto feminino notas graves pras mulheres, produzidas artificialmente. (...) Ney Matogrosso é contratenor. Tem dois tipos de contratenor - o falsetista, que são geralmente barítonos ou tenores que tem um falsetto com bom treino o suficiente pra cantar peças nas tessituras de mezzo-…

Partituras armoriais disponibilizadas para download pela Cepe

Semana passada, dia 17, o Conservatório Pernambucano de Música e a Cepe - Cia. Editora de Pernambuco (a imprensa oficial do Estado) lançaram o livro de partituras da Orquestra Armorial de Câmara.

Dividido em três volumes e compilando as partituras de todas as músicas gravadas pela orquestra nos anos 1970 (cinco LPs oficiais mais um oficioso) e 1990 (dois CDs), o livro teve uma equipe de editoração coordenada pelo prof. Sérgio Barza, autor do outro livro lançado na ocasião, acerca da atuação do Conservatório ao longo de seus 85 anos de história.

A novidade é que boa parte das partituras que integram o projeto estão disponíveis para download no site da Cepe (grades mais partes cavadas). Além da importância histórica dessa iniciativa, existe também a preocupação de que a música armorial volte a ser tocada, ouvida e pesquisada em larga escala pelas novas gerações.

Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial do texto, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a font…