sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Audições Brasileiras #7 recebe Fabio Zanon


Na sétima edição do podcast Audições Brasileiras, que irá ao ar próxima quarta no portal do Café Colombo - O seu programa de livros e ideias, nosso bate-papo será com um dos violonistas clássicos mais conceituados da atualidade, Fabio Zanon.

O virtuose paulista irá falar do audacioso projeto Guitar Copy, da expectativa para o lançamento da gravação do Concerto de Aranjuez com a Osesp, dos planos para a gravação de obras violonísticas dos principais compositores brasileiros (incluindo a integral dos estudos de Francisco Mignone) e da história do concerto de Francis Hime, que o próprio Zanon também gravou com a Osesp, entre outros temas.

A indicação de CD do programa é o álbum Música Carioca de Concerto, com o Quinteto Lorenzo Fernandez interpretando quintetos de sopros de compositores da cena musical contemporânea carioca. O disco, do selo A Casa Discos, tem produção de Sergio Roberto de Oliveira e obras de Sergio e outros cinco músicos: Rodrigo Marconi, Azael Neto, Ricardo Tacuchian, Rudi Garrido e Thiago Sias.

E, logo na primeira parte do podcast, eu faço alguns comentários e avisos, como a abertura de inscrições de artigos para a Conferência Anual da Associação Argentina de Musicologia; a matéria que preparei para a edição de dezembro da Continente, que trata dos valiosos acervos musicais do Instituto Ricardo Brennand e da Fundação Joaquim Nabuco; e a situação do acervo da Banda da Polícia Militar do Estado de Pernambuco. Até lá.

***

Aproveitando o ensejo, você, compositor ou ouvinte, já se inscreveu para sua respectiva palestra na próxima edição do Virtuosi?

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Associação Argentina de Musicologia abre inscrições para submissão de artigos

Carlos Vega (1898-1966), "pai da musicologia argentina". Foto: Wikipédia/Reprodução.
Comemorações: problemas e prioridades dos atuais estudos musicológicos na América Latina. Este é o tema que a Associação Argentina de Musicologia e o Instituto Nacional de Musicología “Carlos Vega” anunciam para a realização da 22a. Conferência da Associação Argentina de Musicologia e 18as. Jornadas Argentinas de Musicologia, as quais acontecerão na cidade de Santa Fé entre os dias 18 e 21 de agosto de 2016. [Leia mais]

domingo, 8 de novembro de 2015

Audições Brasileiras #6 recebe Jorge Santos


Próxima quarta, ao meio dia, é a vez de o violonista e compositor Jorge Santos ser entrevistado no podcast Audições Brasileiras, no portal do Café Colombo - O seu programa de livros e ideias. Em meia hora de bate-papo, o músico recifense radicado no Rio vai falar sobre sua trajetória como intérprete e compositor em terras cariocas, sobre o polêmico espaço do ruído na música e na sala de concerto (gravamos a entrevista, emblematicamente, perto de duas áreas interditadas para obras), sobre o papel das associações de violão no país e sobre a influência de Pierre Boulez no pensamento musical ocidental.

Na indicação de CD dessa edição, teremos a participação especial da soprano Andreia Lira, que falará do álbum Quebra o coco, dedicado exclusivamente a canções de compositores brasileiros, e apresentará duas faixas, uma de Francisco Mignone e outra com Chiquinha Gonzaga. E em seguida, na seção Grandes Mestres da Música vamos ouvir o Concerto para violino e orquestra n° 1 de Camargo Guarnieri, em gravação da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, sob regência de Lutero Rodrigues e solo de Luiz Felipe Coelho. Lembre-se que você pode baixar todas as edições do podcast e ouvir quando quiser. Até lá.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Debates Sesc Partituras

Foto: Victor Tagore/Reprodução. Via Google Imagens.
O Serviço Social do Comércio está dando inicio a mais um desdobramento do Sesc Partituras, a série “Debates”, que pretende aproximar ouvintes, compositores, pesquisadores, estudantes e intérpretes para discutir temas relacionados à música de tradição escrita em encontros transmitidos ao vivo pela internet.

Hoje, dia 5 de novembro, às 15h, participarão a violinista, professora e pesquisadora Marena Salles, organizadora do acervo do compositor e violinista Marcos Salles; e o pianista, professor e pesquisador Alexandre Dias, coordenador do site Instituto Piano Brasileiro, revisor da obra de Ernesto Nazareth, e organizador dos acervos digitais Chiquinha Gonzaga, Henrique Alves de Mesquita, dentre outros.

Principais assuntos que serão abordados na série:

  • Criação e organização de acervos de partituras
  • Repertório brasileiro para piano
  • Repertório brasileiro para violino
  • Inserção de obras brasileira em programas de formação de instrumentistas
  • Edição e revisão musicológica de manuscritos musicais

É preciso enviar as perguntas pelo site, twitter ou facebook com a hashtag ‪#‎SescPartituras e participe da nossa enquete acessando o site http://bit.ly/1PPwXJX.

Postagem em destaque

Interminável - Pré-venda

Poucos momentos antes de começarem mais uma reunião, os integrantes de uma associação de operários no interior de Pernambuco recebem uma car...