terça-feira, 31 de março de 2015

"Premissas estéticas e ideológicas da música armorial"

EMUFRJ. Foto: Reprodução (via Google Imagens).
Acabou de ser lançada mais uma edição da Revista Brasileira de Música (editada pela Escola de Música da UFRJ), sob o tema "música em espaços urbanos", onde foi publicado um artigo de minha autoria sobre as premissas estéticas e ideológicas da música armorial (p. 321). É meu segundo artigo sobre música armorial; ambos seriam parte de minha pretensa tese de doutorado, que abortei por conta da rejeição da Capes à minha condição de não-músico. O primeiro teve resumo apresentado em Buenos Aires em 2012 e também pode ser lido na íntegra nas atas do respectivo congresso (Diluição e permanência de conceitos nacionalistas na música armorial, p. 55).

quinta-feira, 19 de março de 2015

Plano de carreiras da OSR e BSCR finalmente aprovado

Foto: Reprodução.
Uma das maiores reivindicações da Orquestra Sinfônica do Recife e da Banda Sinfônica da Cidade do Recife foi atendida pela Câmara Municipal, em votação unânime a favor, e agora segue para a sanção do prefeito da cidade, Geraldo Júlio. É necessário, nesse ínterim, que se dê o mérito ao regente titular da OSR, Marlos Nobre, que - conforme testemunhei e conforme noticiado pela imprensa - desde sua chegada à orquestra empenhou-se na articulação do plano junto à Secretaria de Cultura, chefiada por Leda Alves, e ao próprio prefeito. Junto com o plano de carreiras, conseguiu-se também a triplicação do salário-base. Fica agora a perspectiva da realização de concurso público para preencher todas as vagas do quadro de músicos de ambos os grupos. Veja mais detalhes sobre o projeto aprovado.

Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Documentário O Jardim das Aflições


Meu amigo Josias Teófilo está embarcando em sua maior empreitada, a filmagem do documentário O jardim das aflições, sobre o filósofo Olavo de Carvalho. Mas, indo na contramaré das produções cinematográficas vigentes, que valem-se de renúncia fiscal, Josias vai encarar a difícil tarefa de levantar fundos via financiamento coletivo. Então fica aí meu convite para os amigos e visitantes que puderem colaborar com o filme, a ser rodado nos Estados Unidos.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Duo Milewski em Pernambuco na próxima semana

Aleida Schweitzer e Jerzy Milewski. Foto: Reprodução.
Conhecido do público recifolindense pela presença anual no Mimo desde o surgimento do festival, em 2004, o duo volta a Olinda e Recife excepcionalmente na semana que vem através do projeto Música no Museu.

Os concertos serão dia 12 de março no Recife (na Igreja Madre de Deus, às 20h) e dia 13 de março (no Mosteiro de São Bento, em Olinda, às 20h30). O programa será exclusivamente com compositores brasileiros.

Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.

Postagem em destaque

Interminável - Pré-venda

Poucos momentos antes de começarem mais uma reunião, os integrantes de uma associação de operários no interior de Pernambuco recebem uma car...