segunda-feira, 13 de abril de 2015

Águas Belas, op. 17

Foto: Facebook.
Mais uma partitura finalizada, desta vez para violino e piano, a pedido de Jerzy Milewski e Aleida Schweitzer. Chama-se Águas Belas e é dedicada, por sugestão do casal, a Sérgio da Costa e Silva, criador e curador da série Música no Museu, que produz mais de 500 concertos por ano no Brasil e no exterior. A peça, construída em forma uma rondó modificada (introdução-A-B-A'-B'-A''-C-coda)-, tem pouco mais de três minutos de duração e é predominantemente modal, com a seção B' sensivelmente tonal.

O título Águas Belas foi escolhido a princípio pela beleza em si de seu significado literal, e porque eu queria um nome que seguisse o espírito dos que batizavam as músicas do Movimento Armorial (Cipó branco de Macaparana, Mourão, Chegança, Cirandância...), mas evitasse uma conotação mais regionalista.

Outrossim, convergem no título, também, três outras motivações: 1. a de ser o nome uma cidade do Agreste pernambucano (por isso com a seção recorrente em estilo de baião) e de possuir uma conhecida presença indígena (que motivou a apoteose em estilo de caboclinhos, ou "cabocolinhos", como dirá qualquer ex-aluno de Guerra-Peixe), 2. a de se referir às belas águas dos mares de Pernambuco (minha terra) e do Rio de Janeiro (terra de Sérgio, que já foi surfista e, portanto, tem uma ligação mais íntima com esse elemento da natureza), e 3. a remeter às águas no sentido arquitetônico do termo, as divisões do teto de um edifício, posto que o trecho tonal da partitura visa a servir de tema para a série Música no Museu e os tetos de um museu, teatro ou igreja estão entre os elementos mais contemplados desses edifícios.

E a partir desta noite já estou trabalhando em uma versão orquestral da partitura.

Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Interminável - Pré-venda

Poucos momentos antes de começarem mais uma reunião, os integrantes de uma associação de operários no interior de Pernambuco recebem uma car...