domingo, 15 de fevereiro de 2015

Sonoras - setembro de 2012


Coletânea
FACETAS E PARADIGMAS DOS CRIADORES MUSICAIS

Talvez pouco subsista, no imaginário coletivo, a figura do compositor do período romântico que permaneceu por gerações como “um sofredor incompreendido, sempre de saúde frágil e sujeito a uma morte prematura”, nas palavras de Tim Rescala – pelo menos quando nos referimos aos compositores modernos e contemporâneos. Contudo, nenhuma outra imagem substituiu aquela, e continua sendo quase inescapável, conforme o mesmo Rescala, a condenação ao anonimato como sina dos grandes gênios da música. Assim, a fim de convergir experiências e atuais reflexões a respeito da atividade composicional, bem como situar o leitor em geral a respeito, o de-compositor Livio Tragtenberg (da Orquestra dos Músicos de Rua e da Blind Sound Orchestra) reuniu artistas e estudiosos de expressões tão diversas quanto Rescala, autor de operetas infantis; o sonologista Sérgio Pinto; e Ibaney Chasin, pesquisador nos campos de Música, História e Filosofia, para a produção da coletânea O ofício do compositor hoje (Editora Perspectiva). Sem restrições de ordem formal, os colaboradores proporcionaram uma diversidade não só de visões mas também de gêneros textuais, do acadêmico ao experimental, como na colagem de Emanuel Pimenta (arquiteto e fotógrafo que conviveu com John Cage e Merce Cunningham) e nos aforismos estruturados como variações sobre temas (citações) de Sartre, por Eduardo Seincman. Ao largo de 364 páginas, os 14 autores [eu incluso] revisitam o mister da composição sob abordagens tão distintas quanto a do ativismo político, do status social da profissão desde a Renascença, da assimilação da música acusmática, da prática da música popular urbana e da ontologia, corroborando o que aponta José Augusto Mannis ao mencionar a “acumulação gradativa de novas atribuições, aglutinadas ao redor da composição”.

Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Interminável - Pré-venda

Poucos momentos antes de começarem mais uma reunião, os integrantes de uma associação de operários no interior de Pernambuco recebem uma car...