quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Sonoras - junho de 2012

FADO
FADO
Vários intérpretes
Universal Music

Uma coletânea que reunisse representantes do velho e do novo fado, encabeçados, claro, por Amália Rodrigues. O presente álbum duplo poderia agradar pela própria concepção e pelo excepcional repertório, mas oferece também um providencial encarte, que explica – de forma rica e concisa – a história e as características do gênero português. As 40 faixas do disco, sobretudo, apresentam ao público brasileiro cantores (homens e mulheres, diga-se) e instrumentistas de primeira linha, cujos trabalhos solo ainda pouco circulam pelas margens de cá do Atlântico.

***

ORQUESTRAL
Discoveries
Gustavo Dudamel
Deustche Grammophon

O carismático maestro venezuelano, que parece não perder a unanimidade entre a crítica e entre seus pares, aqui se apresenta em uma seleção de suas melhores gravações, que vão de compositores românticos standard a obras de latino-americanos modernos e contemporâneos, os quais tanto ajuda a consolidar nos EUA e na Europa. Além dos registros ao lado das Filarmônicas de Berlim e Viena e das Sinfônicas Simon Bolívar da Venezuela e de Gotemburgo, o box contém ainda um DVD com o documentário The promise of music, do diretor Enrique Lansch.

***

INSTRUMENTAL
Saracotia
Saracotia
Independente

Depois de atuar ao lado de vários conjuntos da nova cena instrumental recifense, e de cantores consagrados na cidade, os amigos Rodrigo Samico (violão de sete cordas), Rafael Marques (bandolim de dez cordas) e Márcio Silva (bateria) lançam o primeiro álbum do próprio grupo. Mesclando, de forma engenhosa, bases rítmicas nacionais e jazz (como simboliza a presença de Chick Corea e Jacob do Bandolim em meio às peças autorais), o Saracotia buscou transmitir o máximo de musicalidade ao gravar este disco em uma única sessão, sem cortes e edições.

***

Foto: Reprodução.
Edino Krieger
REGISTRO MAGNO EM TRIPLA ESCALA

Convém logo advertir que o uso do adjetivo “magno” para o livro Edino Krieger: crítico, produtor musical e compositor, organizado por Ermelinda Paz, deve ser aplicado ao resultado da publicação em si, a primeira a abarcar a catalogação composicional de um músico brasileiro junto ao seu inventário como crítico musical e realizador cultural. “Magno”, portanto, é o empreendimento, mesmo que seja uma propensão natural atribuir, ato contínuo, a qualificação ao compositor. A resistência a esse segundo passo emerge quando questionamos em que medida estamos reconhecendo méritos ou escapando para o laudatório. Tal dilema sobressai, aqui e acolá, na grande sequência de depoimentos enaltecedores no livro, já não bastassem os dedicados (e merecidos) à atuação de Edino. Às vezes a própria autora profere elogios, mais aceitáveis em um trabalho autoral, e não documental como este – uma afirmação peremptória como "A história da música brasileira, em especial a contemporânea, seria outra, não tivesse existido Edino Krieger" exemplifica o caso. Em consequência, não se veem críticas desfavoráveis a Krieger nem conflitos nos quais o compositor tenha-se envolvido (apenas testemunhado). Isso mencionado nada interfere na magnitude da obra. A introdução biográfica sobre o músico transita, sem ser abrupta, da história de sua cidade-natal, Brusque-SC, à da família Krieger e surpreende quando integra a história pessoal de Krieger à da música clássica nacional do século XX, descortinando episódios e conflitos quase desconhecidos, tal qual as chacotas sobre o método de escrita das montanhas de Villa-Lobos, as divergências entre Lorenzo Fernandez e Koellreutter e a inadvertida prisão em Ellis Island, em 1948. Nos dois volumes da pesquisa, destacam-se também uma inusitada "fortuna crítica do crítico", com depoimentos de músicos que foram objeto de matéria de Edino Krieger, e a listagem desses textos, acompanhados cada uma por uma síntese (em ordem cronológica, quando seria também desejável por divisão temática).

Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Interminável - Pré-venda

Poucos momentos antes de começarem mais uma reunião, os integrantes de uma associação de operários no interior de Pernambuco recebem uma car...