quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

"Seis peças de 'música do presente'" - ou "Música antirretrô"


O Prelúdio 21, conforme mencionado na edição #130 da Continente, é um caso raro de coletivo de compositores de música clássica, tal qual o Grupo dos Cinco na Rússia da segunda metade do séc. XIX e o Les Six na Paris dos anos 1920. Único em atuação no Brasil, o grupo de autores musicais surgiu no Rio de Janeiro em 1996 com o intuito de empreender concertos dedicados às obras de seus próprios integrantes, sem depender de curadorias, editais ou encomendas – os meios mais convencionais de estímulo à produção artística.

A dinâmica do Prelúdio 21 é simples: produzir apresentações, em série ou isoladas, para as quais são convidados solistas ou grupos de câmara (orquestras ainda não, por enquanto) formados por colegas e alunos dos membros do coletivo. Vez ou outra, as partituras direcionadas aos músicos chegam a ser inéditas, pois, por exemplo, se um flautista for chamado para uma audição, é preciso que todos os compositores possam prover o instrumentista com repertório próprio.


Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução citando-se a fonte e o link de origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Interminável - Pré-venda

Poucos momentos antes de começarem mais uma reunião, os integrantes de uma associação de operários no interior de Pernambuco recebem uma car...