domingo, 15 de fevereiro de 2015

Ópera "O auto da Compadecida", de José Siqueira e Ariano Suassuna


Que o PQP Bach é o melhor blog de downloads de música clássica do mundo, não há dúvidas - melhor, no sentido de abarcar todas as épocas e todos os estilos (acho que há mais de 15 colaboradores na equipe do PQP, cada um dedicado a umas duas ou três áreas). Só o fato de ele conter uma coleção de musica sacra colonial brasileira maior do que a de muita gente por aí, já garantiria um certificado ISO 9 mil e tantos. Mas ontem, eles exageraram, conseguiram a única gravação existente da ópera O auto da Compadecida, que o compositor paraibano José Siqueira fez sobre a peça de Ariano Suassuna. O registro fonográfico, ao vivo, é de 1961, por ocasião da estreia da ópera, ou melhor, da comédia musical. Não vou ser redundante, leiam o texto do próprio PQP Bach e baixem os áudios e uma dissertação do cantor lírico Luiz Kleber Queiroz sobre a peça siqueiriana. Aproveitei o ensejo para reouvir candomblé, na minha opinião, a obra-prima de José Siqueira, cujo link está naquele blog também. Meu domingo de carnaval está sendo uma maravilha, ouvindo essas obras na calmaria de meu quarto.

Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Interminável - Pré-venda

Poucos momentos antes de começarem mais uma reunião, os integrantes de uma associação de operários no interior de Pernambuco recebem uma car...