quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

DVD New Netherlands Orchestra

Resenha publicada na Continente de dezembro de 2012.

***


MÚSICA DO BRASIL NA TERRA DE NASSAU

Criada em 2011 pelo maestro carioca Laércio Diniz, a New Netherlands Orchestra, que reúne instrumentistas da Orquestra Filarmônica da Rádio Netherlands, tem como bandeira o intercâmbio musical entre Brasil e Holanda. Filho de pai pernambucano e ex-violinista, Diniz iniciou a carreira de regente em 2005 e, por meio de sua privilegiada condição de artista exclusivo de uma empresa, algo raro em nosso país, o “Maestro Capemisa” tem seu cachê e suas despesas logísticas pagas pela patrocinadora mediante o convite de qualquer orquestra interessada. Já na Holanda, onde ativou a NNO em dezembro de 2011, o patrocínio rendeu a gravação do primeiro DVD do grupo, cujo repertório consta de quatro peças: No Reino da Pedra Verde, primeiro movimento das Três peças nordestinas de Clóvis Pereira; a Introdução da quarta Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos (sem o da capo que a partitura indica); o Concerto para oboé e cordas em ré menor, op. 9 do italiano Tommaso Albinoni, com a participação do solista Martin Dekker; e a Serenata para Cordas de Antonín Dvorák, que ocupa mais da metade do concerto. O lançamento do DVD, em novembro passado, marcou a inauguração do Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Shopping RioMar, e contou com a Orquestra Filarmônica do Brasil no lugar do conjunto holandês, embora um projeto futuro seja o de trazê-lo ao Recife. O programa da apresentação foi substancialmente diferente daquele da gravação, mas que serviu para mostrar os compositores que estão sendo trabalhados no momento pelo maestro, como Elgar, Respighi, os brasileiros Luís Soler e Álvaro Matos Vieira, e Vivaldi, cujo Concerto para flautim em dó maior teve James Strauss como solista – flautista pernambucano que participou, este ano, da Mimo e da gravação de um CD em que Diniz rege a Orquestra Sinfônica Nacional da Lituânia, ainda inédito. Toda a renda do DVD da NNO será revertida para o Lar Fabiano de Cristo. (Carlos Eduardo Amaral)

Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Interminável - Pré-venda

Poucos momentos antes de começarem mais uma reunião, os integrantes de uma associação de operários no interior de Pernambuco recebem uma car...