segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Retrospectiva Concerto 2014



Acabei de receber a edição de férias da revista Concerto (n° 213 - jan/fev 2015), sempre aguardada pela seção de depoimentos que traz o melhor - e às vezes fatos não tão bons mas que precisam ser ditos - do cenário da música nacional no ano anterior. Desta vez, Pernambuco está com três representantes, dentre os 40 convidados: maestro Rafael Garcia, pela primeira vez, Marlos Nobre, pela segunda, e eu, pela sexta consecutiva. Concentrei boa parte do texto não no passado mas no que está por vir em 2015, especialmente do métier criativo, isto é, da parte dos compositores. Aí vai o scan do depoimento.


Nessa edição da Concerto, destaco sobretudo a crítica muito positiva da revista Gramophone à gravação da Sinfonia n° 10 "Sumé Pater Patrium" de Villa-Lobos feita pela Osesp sob a regência de Isaac Karabtchevsky, e a coluna do maestro Júlio Medaglia, que presta tributo ao maestro e ex-diretor do Conservatório Pernambucano de Música Henrique Gregori, falecido em São Paulo em novembro passado - fato que passou batido em toda a imprensa pernambucana.

Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Interminável - Pré-venda

Poucos momentos antes de começarem mais uma reunião, os integrantes de uma associação de operários no interior de Pernambuco recebem uma car...