sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Concerto para violino e orquestra de câmara, op. 8

Ana Lúcia e Rafael Garcia, o casal Virtuosi. Foto: Divulgação, via Google Imagens.
[Atualizações em azul]

Enquanto concluo o livro sobre Clóvis Pereira, vou escrevendo também o concerto para violino cuja grade deixei montada ainda em agosto para primeiro concluir as peças de câmara que eu tinha em mente. De início, iria utilizar como matéria-prima temas folclóricos recolhidos por Guerra-Peixe em suas andanças por Pernambuco, São Paulo e Minas, porém semana passada - quando me sentei para começar a preencher a grade com as primeiras notas - abandonei essa ideia e investi em temas próprios.

Também optei por não seguir uma estrutura em forma sonata. Neste exato momento da concepção (considerando que eu não tenho a tendência a pre-esquematizar minhas obras e que o próprio desenrolar delas pode modificar a estrutura final), planejo terminar uma introdução tritemática, triepisódica, pra ser mais preciso, e depois desenvolver cada tema em três grandes seções a seguir, sem dividi-las em movimentos - ainda assim falta definir onde inserir a(s) cadência(s), que estou escrevendo paralelamente, à medida que a orquestração avança.

A instrumentação adotada até aqui foi: quinteto de madeiras (fl., ob., cl., sax tenor e fg.), trompete, três percussionistas (tímpanos, gongo, prato suspenso, xilofone, triângulo, temple blocks, bombo, pandeiro, vibrafone e caixa, nessa ordem de entrada), piano obligato e cordas (12, 10, 08, 08, 06).

O concerto será um presente meu a Ana Lúcia e Rafael Garcia, pelas décadas de serviços prestados à música pernambucana e paraibana, especialmente pela grande obra da vida deles, o festival Virtuosi e suas variantes que acontecem ao longo do ano - por isso a escolha pelo instrumento solista e pelo obligato, priorizando o violino por conta de demanda de repertório em nível nacional.

Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Interminável - Pré-venda

Poucos momentos antes de começarem mais uma reunião, os integrantes de uma associação de operários no interior de Pernambuco recebem uma car...