domingo, 31 de agosto de 2014

Coluna de Domingo - 20

Ayran Nicodemo. Foto: Gilson Oliveira / Divulgação.

  • Para dirimir o atraso sistemático na impressão da Agenda Cultural, a Fundação de Cultura da Cidade do Recife lançou a versão digitalizada do guia, que pode ser acessado inclusive via tablet e smartphone.

  • Pedra cigana, primeiro CD de Ayran Nicodemo, é baseado na música cigana e traz apenas obras autorais do violinista mineiro radicado no Rio de Janeiro. É o 23° da gravadora A Casa, do compositor e produtor Sergio Roberto de Oliveira, indicado duas vezes ao Grammy Latino.

  • Já o CD Doze horas, de André Maria, tem participação de Luciano Emerson (sax), Wallace Seixas (guitarra), Júlio César (sanfona), Fred Lyra (guitarra, gravada na França), Glauco Segundo (piano, gravado em Portugal), Rodrigo Padrão (violão), Eline Santos (canto) e Ana Talita (canto).

  • A direção musical de Doze horas é de Paulo Arruda, que assina os arranjos junto com Nilson Adriano. Ambos também revezam-se no contrabaixo da banda-base, que também tem o baterista Nilson Medeiros. A produção executiva é de Eline Santos, namorada de André Maria.

  • A Yellow Idiomas está oferecendo pela primeira vez no Brasil uma oficina específica de inglês para músicos. O curso é dividido em quatro módulos (no estúdio, no palco, na turnê e no ensaio) e tem duração de quatro meses.


Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.

domingo, 24 de agosto de 2014

Coluna de Domingo - 19

Simone Stella, cravista e organista italiano que fará recital no Recife. Foto: divulgação.

  • Cecília Pires, filha do trompetista Diógenes Pires (da Banda Sinfônica da Cidade do Recife), me chamou a atenção para uma notável coincidência: Ariano Suassuna, falecido há um mês, morreu no mesmo dia que Cussy de Almeida em 2010, 23 de julho.

  • Será que vão mudar o nome do parque Dona Lindu para Eduardo Campos?

  • O musicólogo Carlos Alberto Figueiredo Pinto lançou o livro Música sacra e religiosa brasileira dos séculos XVIII e XIX - Teorias e práticas editoriais, que pode ser adquirido pelo livreiro Jorge Chaves (jchlivros@gmail.com) ou na Livraria da Travessa.



  • O organista italiano Simone Stella fará recital no próximo dia 02, às 20h, na Igreja Batista da Capunga. No programa, obras de Frescobaldi, Buxtehude, Pachelbel, Böhm, J.G. Walther, J.S.Bach, J.C.F. Fischer e Mozart. A produção do concerto é da Igreja Batista da Capunga, em parceria com Alysson Dinoá.

  • No dia seguinte, Stella irá tocar cravo na Igreja de Nossa Senhora do Rosário da Boa Vista, na r. da Conceição. O repertório será com Johann Adam Reincken e, novamente, Georg Böhm e Dietrich Buxtehude.

  • O artigo do economista Gustavo Ioschpe para o site da revista Veja veio a elevar o patamar da discussão sobre as possibilidades de acordo de paz no conflito entre Israel e Palestina. Resta torcer para que suas palavras alcancem os atores políticos envolvidos na busca da resolução diplomática.


Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.

domingo, 17 de agosto de 2014

Coluna de Domingo - 18

Leonardo Dantas Silva. Foto: Maria Beltrão Dantas e Silva.

  • Aquela velha história de que o sistema está fora do ar quando você vai comprar um chip pré-pago... É mentira. E a operadora recorre após ser desmascarada.

  • O caso acima foi com a Vivo. Com a Oi, que é minha provedora de internet, linha fixa e TV, os próprios funcionários, em off, confessam que a operadora está propositalmente priorizando a instalação dos serviços dos clientes novos e deixando as transferências e manutenções em segundo plano.

  • Só providenciaram a instalação da Oi TV e o conserto da linha fixa, que estava muda há uma semana, por causa da Anatel. Mesmo assim, permaneço sem internet, recorrendo à minha conexão 3G ou a de meu trabalho.

  • A Catedral da Sé foi profanada por um "artista" performático em trajes sumários, há algumas semanas. Foi solicitada a abertura de inquérito para averiguação de crime de ultraje a culto. Modelo a ser seguido por todos aqueles que têm seus lugares de adoração invadidos e vilipendiados.

  • Nesta terça, dia 19, o historiador Leonardo Dantas Silva profere palestra na Loja Joaquim Nabuco 18 n° 3152 do Grande Oriente do Brasil sobre o abolicionista e diplomata pernambucano. O endereço é Av. Dantas Barreto, 1253, no penúltimo bloco do camelódromo, na faixa da esquerda.

  • A revista Ponto, editada pelo Sesi-SP, traz matérias sobre o crescimento do áudiolivro no Brasil e o patrocínio empresarial à literatura, e destaca o 19° Congresso de Leitura do Brasil. Agradeço ao Rodrigo de Faria e Silva, editor-chefe, pelo envio do exemplar.


Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.

sábado, 9 de agosto de 2014

Coluna de Domingo - 17

Raïff Dantas Barreto. Foto: Facebook.

  • Os cristãos massacrados no Iraque são basicamente de quatro denominações, da Igreja Caldeia (nascida no próprio Iraque), da Igreja Sírio-Católica, da Igreja Armênio-Católica e da Igreja Sírio-Ortodoxa. Os patriarcas das três primeiras reportam-se a Roma, posto que suas igrejas reconhecem a primazia do Bispo de Roma.

  • O violoncelista paraibano Raïff Dantas Barreto foi impedido de embarcar em um voo da Azul no último dia 30 porque o piloto alegou que o instrumento musical dele era bagagem de mão. No entanto, o violoncelo tinha passagem comprada também e ocupava uma cadeira na janela, longe de saída de emergência. Como alegou o próprio instrumentista: o violoncelo não era bagagem, "mas passageiro, com direito a suco e amendoim".

  • O Tecla SAP mantém o ritmo quase que diário de fornecer dicas de língua inglesa para estudantes de todos os níveis. É disparado o melhor site do gênero no Brasil.

  • Próxima quarta, às 17h, o compositor e professor baiano Paulo Costa Lima toma posse na Cadeira n° 21 da Academia Brasileira de Música, no lugar do crítico musical Luiz Paulo Horta. O discurso de posse será de Ricardo Tacuchian.

  • Para se mandar dinheiro do Brasil para o exterior pela Western Union, é preciso ter conta ou no BB ou no Bradesco. Não é o caso se você tiver dinheiro a receber de fora: qualquer um pode sacá-lo naqueles dois bancos. Update: a Western Union também opera em convênio com casas de câmbio no Brasil, como a Labor Câmbio, no Shopping Recife.

  • Entre terça e sexta-feira acontece no Rio o V Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, com o tema "História, crítica e políticas editoriais".

Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.

sábado, 2 de agosto de 2014

Coluna de domingo - 16

Fernando Neves, da Arte Plural Galeria, ao lado da esposa, Luciana Carvalho. Foto: Facebook.

  • Ótimo questionamento levantado pelo flautista James Strauss no Facebook e que reproduzo com outras palavras: pedir asilo político ao Uruguai é fácil, quando poderiam ter pedido à Venezuela. Com certeza Maduro os acolheria prazerosamente no regime democrático e inclusivo que é promovido por lá.

  • A Livraria Imperatriz do Shopping Recife concluiu sua expansão este ano e inaugurou um café em suas dependências. Por sinal, naquele shopping já há pelo menos oito cafés em funcionamento, todos bem frequentados.

  • A Arte Plural Galeria, na rua da Moeda, inaugurou sua expansão na última terça com a exposição Pretextos, de Roberto Ploeg. O convite foi enviado por Fernando Neves, rubronegro e dono da galeria, cuja curadoria de artes plásticas e de literatura são, respectivamente, de Raul Córdula e Homero Fonseca.

  • Toda última quarta-feira de cada mês há concerto da Banda Sinfônica da Cidade do Recife no Teatro de Santa Isabel. Para receber os informes da BSCR, basta enviar um e-mail para neneulib@globo.com.

  • Final de semana passado aconteceu o 21° Congresso Nacional da Ordem DeMolay, em Porto Velho-RO, onde foi eleito o paulista Rodrigo Cardoso para o cargo de Grande Mestre Nacional; próximo ano, a sede será Curitiba. Para 2016, a expectativa é que seja em Teresina, capital do Piauí.


  • As escadas rolantes do Shopping Recife continuam problemáticas; uma delas está quebrada há uma semana. É certo que os usuários também colaboram, não observando as regras de utilização, mas parece evidente o sucateamento das escadas que persistem com defeito.

Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.

Postagem em destaque

Interminável - Pré-venda

Poucos momentos antes de começarem mais uma reunião, os integrantes de uma associação de operários no interior de Pernambuco recebem uma car...