terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Blog Islamidades e site Arresala


Talvez não exista um blog tão interessante em língua portuguesa sobre o Islamismo quanto o Islamidades, principalmente levando-se em conta que ele é produzido por um brasileiro não-muçulmano. Além dos aspectos religiosos e teológicos do xiismo e do sunismo, o Islamidades também aborda as relações entre o Islã e o Cristianismo ao longo da história e da atualidade, bem como analisa as conjunturas políticas e os aspectos das instituições laicas e religiosas do Oriente Médio, sem contar as anotações sobre arte e cultura dos vários povos de fé muçulmana.


Dois dos artigos - muito bons - indicados hoje pelo perfil do Islamidades no Facebook, o qual recebe mais atualizações que o blog, tratam das minorias cristãs no Oriente Médio (de autoria do próprio dono do Islamidades, Pedro Augusto Ravazzano) e dos mitos do senso comum sobre a vida no Irã.


Para quem quiser uma fonte islâmica e avalizada, minha recomendação é para o site Arresala, mantido pelo Centro Islâmico do Brasil e de orientação xiita, que traz artigos diversos sobre doutrina e tradição islâmica e informações para o público em geral. O visitante também pode comprar livros sobre a religião islâmica e a língua árabe.

Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Interminável - Pré-venda

Poucos momentos antes de começarem mais uma reunião, os integrantes de uma associação de operários no interior de Pernambuco recebem uma car...