terça-feira, 29 de julho de 2014

Alex Antunes vs. Ariano

Foto: Reprodução.
O jornalista Alex Antunes, em sua coluna no portal Yahoo! nesta segunda-feira, criticou as concepções estéticas de Ariano Suassuna tomando como ponto de partida os ataques irônicos do falecido escritor paraibano a ícones da cultura pop norte-americana. Um bom revide, no plano da discussão cultural, que poderia ter recebido melhor atenção se não fosse a opção do articulista em chamar o escritor de "velho burro", no título e na última linha.

Quando Reinaldo Azevedo tratou Oscar Niemeyer de "metade gênio, metade idiota" pelo menos explicou a razão do uso dos dois adjetivos. No artigo de Antunes, gostaria de encontrar uma justificativa ou uma contextualização defensável para a pecha de "velho burro". Até agora estou procurando.

A rigor, o discurso de Ariano ao idealizar o Movimento Armorial era o de que tinha trabalhado para resgatar as "verdadeiras" raízes da arte brasileira e fazer frente à invasão do "lixo" pop norte-americano. Foi um discurso que teve até alguma razão de ser naqueles tempos, mas que se revelou um falso dilema com o passar dos anos - da mesma forma que a implicância de Adorno com o jazz.

De toda maneira, o Movimento Armorial, como produto, rendeu muita coisa boa, esteticamente falando, ou seja, tratou-se de um discurso ideologizado e carregado nas tintas, porém de resultados artísticos de alto nível. Foi algo similar à imagem de homem das selvas que Villa-Lobos pintou de si mesmo na Europa, uma balela tremenda que serviu para justificar sua expressão musical genial.

Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.

2 comentários:

  1. Também achei desnecessário o Antunes chamar o Suassuna de velho burro. Porém também achei sempre desnecessário o Suassuna chamar toda a cultura pop - e aí se inclui Chico Science - de lixo. Em uma de suas aulas ele afirma desconhecer os Beatles à excessão de John Lennon "porque morreu". Adoro a obra do Suassuna mas nunca entendi essa necessidade de avacalhar com o que não fosse do que ele considera puramente brasileiro. Não vou entrar no mérito de que um país colonizado blablabla, acho apenas perigoso qualquer espécie de nacionalismo. A guerra está aí pra todo mundo ver. Cultura brasileira não é melhor que cultura americana, inglesa, francesa etc, são apenas diferentes. Quem pode julgar?

    ResponderExcluir
  2. Isso prova que ainda temos muito o que discutir sobre isso!

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Interminável - Pré-venda

Poucos momentos antes de começarem mais uma reunião, os integrantes de uma associação de operários no interior de Pernambuco recebem uma car...