segunda-feira, 14 de abril de 2014

Uso do subjuntivo - orações optativas

Foto: www.portugues.com.br
Um amigo próximo me manda uma dúvida sobre gramática. Ele viu na internet que uma canção norte-americana tinha um verso traduzido de duas formas aqui no Brasil - "esperamos que vejamos nossa bandeira tremular..." e "esperamos que veremos nossa bandeira tremular..." - e que alguém alegou que a segunda forma era a correta, pois "o subjuntivo representa dúvida e o indicativo certeza" da realização daquele desejo.
Não há como negar que esse equívoco foi baseado numa leitura gramatical muito superficial, para não dizer leiga.

Em "esperamos", existe uma ação concreta, o ato de esperar, enquanto que o verbo "vejamos" expressa um desejo, futuro e não concreto, por isso o primeiro verbo está no infinitivo e o segundo no subjuntivo.

Mas não é apenas por isso: temos um caso de período composto por uma oração principal e outra subordinada. Ora, em sentenças que exprimem "desejo, hipótese, dúvida, indignação, ordem ou proibição", a oração subordinada - nesses casos chamada de oração optativa - deve ser conjugada no subjuntivo.
Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Interminável - Pré-venda

Poucos momentos antes de começarem mais uma reunião, os integrantes de uma associação de operários no interior de Pernambuco recebem uma car...