quarta-feira, 30 de abril de 2014

Clientes ocultos em proliferação

Imagem clichê e meramente metafórica. Fonte: Google Imagens.
Uma prática que está em evidência no mercado é a contratação de clientes ocultos para avaliar a prestação de serviços em diversos setores do comércio, como postos de gasolina, escolas de idiomas, joalherias, padarias etc. Diversas empresas especializadas têm recrutado prestadores de serviço em todo o país e os têm treinado para cada tarefa que as empresas contratantes desejam aperfeiçoar ou verificar, a fim de evitar prejuízo de imagem.

A revista Exame, o jornal Destak e o jornal O Globo fizeram matérias a respeito e mencionam empresas do ramo que podem ser encontradas pela internet. Todas estas que são citadas disponibilizam um link para cadastro ou para envio de currículo. A rigor, a maioria de nós já atua como cliente oculto na prática (no meu caso, devido também à profissão), mas essas reportagens orientam a atuar de forma profissional, com ganho de qualidade para si e para todos os clientes das empresas avaliadas.

Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.

2 comentários:

  1. confesso que acho que sempre existiram. agora mesmo vi um blog recebendo presentes e falando do presente de uma marca, sendo que jura que as matérias são espontâneas. pode até ser. mas é uma forma de impulsionar. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedrita, você está falando de publicações pagas, que são outra coisa. Cliente oculto é o que descrevi acima. Beijos.

      Excluir

Postagem em destaque

Interminável - Pré-venda

Poucos momentos antes de começarem mais uma reunião, os integrantes de uma associação de operários no interior de Pernambuco recebem uma car...