segunda-feira, 21 de abril de 2014

Chamada de trabalhos: V Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ


A Escola de Música da UFRJ e o Programa de Pós-Graduação em Música da instituição anunciaram a realização do V Simpósio Internacional de Musicologia da universidade, de 11 a 15 de agosto de 2014. Os trabalhos a serem submetidos terão como tema: “Periódicos Musicais: História, Crítica e Políticas Editorais”.

O mote é para comemorar o aniversário de 80 anos da Revista Brasileira de Música, o primeiro periódico acadêmico da área de música no Brasil, e "convida a uma reflexão sobre os periódicos especializados e a imprensa periódica não especializada, em suas dimensões históricas e críticas, bem como seu papel na difusão do conhecimento da área de música nos diversos países da Europa e das Américas", diz o e-mail enviado pela Profa. Maria Alice Volpe, presidente do Conselho Editorial da publicação.

O evento visa a aproximar especialistas brasileiros e estrangeiros para debater tópicos como: história do periodismo musical, crítica musical, história da recepção, diálogos culturais, disseminação, transferência e apropriação de ideias, repertórios, estéticas, estilos, práticas musicais e ideologias, nacionalismo, migração e identidade, patrimônio e acervos, música, sociedade e política, estudos interdisciplinares em artes visuais, teatro, literatura, filosofia, história, sociologia e antropologia cultural, estratégias discursivas na relação entre arte e ciência, conhecimento e poder, e políticas científicas e editoriais atuais.

Os trabalhos devem ser submetidos até o dia 18 de maio de 2014 e a divulgação do resultado está prevista para 10 de junho de 2014. Mais informações: sim@musica.ufrj.br.

Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas parcial, salvo outra sob acerto prévio, citando-se a fonte e o link de origem em qualquer em qualquer circunstância.

Um comentário:

  1. esses eventos são importantíssimos e fantásticos. ótimo post. falei de música no meu blog tb. beijos, pedrita

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Interminável - Pré-venda

Poucos momentos antes de começarem mais uma reunião, os integrantes de uma associação de operários no interior de Pernambuco recebem uma car...