terça-feira, 25 de março de 2014

Obra in memoriam Jacques de Molay



Na última terça, dia 18, foram lembrados os 700 anos da morte de Jacques/Tiago/Jacó de Molay, último Grão Mestre da Ordem dos Cavaleiros do Templo. De Molay morreu condenado pela Inquisição em um processo que durou cerca de sete anos, desde que o rei Felipe IV (O Belo) da França pressionou o papa Clemente V a extinguir a ordem dos Templários, a qual havia sido a organização paramilitar mais poderosa a serviço da Igreja durante as Cruzadas.

Vários membros de instituições ligadas aos ideais templários, incluindo os da Ordem DeMolay (entidade paramaçônica juvenil masculina fundada nos EUA em 1919), reuniram-se no lugar onde de Molay foi queimado, no Centro de Paris, para prestar-lhe tributo.

No próprio dia 18, no perfil de um amigo no Facebook, descobri essa peça, que homenageia o último líder templário. Non nobis Domine: um retrato de Jacques de Molay foi escrita em 2011 pelo italiano Gian Luigi Zampieri, quem teve uma passagem pelo Brasil regendo a Sinfônica de Ribeirão Preto, e remete ao lema dos Cavaleiros Templários: "Non nobis Domine, sed nomine Tuo da Gloriam", extraído do Livro dos Salmos.

O episódio sinfônico tem cerca de dez minutos de duração e seu conteúdo programático está descrito nas informações sobre o vídeo. Daí pergunto: quem conhece outras obras musicais relacionadas aos Templários?

2 comentários:

  1. Nossas cerimônias são dignas de ter essa sinfonia como trilha sonora.
    Porque não seleciona músicas para um "álbum Sessão DeMolay"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, meu Irmão, eu tava procurando você no Facebook esta semana. Nunca mais tive notícias suas. Posso cuidar disso sim, se o Supremo se interessar, mas só a partir de julho, porque estou estudando pra concursos e cuidando de escrever um livro. Abraço.

      Excluir

Postagem em destaque

Interminável - Pré-venda

Poucos momentos antes de começarem mais uma reunião, os integrantes de uma associação de operários no interior de Pernambuco recebem uma car...