sábado, 22 de março de 2014

"Mais perto, meu Deus, de Ti"

No século 19, a poetisa inglesa Sarah Flower Adams escreveu várias letras para hinos da Igreja Unitária (um movimento teológico protestante iniciado nos anos 1500 que transformou-se uma igreja independente e que não comunga do dogma cristão majoritário da trinitariedade, isto é, da manifestação de Deus em três pessoas, mas de mesma substância divina: o Pai, o Filho e o Espírito Santo).

A mais famosa delas foi Nearer, My God, to Thee, literalmente "Mais perto, meu Deus, de Ti"*, só depois musicada (como é prática na composição de hinos protestantes ingleses e americanos). Ocorre que a composição de melodias (ou tunes, como se diz especificamente em inglês) para posterior inclusão de texto também é uma praxe na criação de hinários, e mesmo na música popular em geral.

Assim, a irmã de Sarah, Eliza Flower, compôs a primeira melodia para Nearer, My God, to Thee, em 1841, contudo não a que costumamos ouvir hoje, aquela que teria ficado marcada no naufrágio do Titanic** (e reproduzida no filme de James Cameron de 1998), pois a letra veio a ser adaptada a pelo menos outros quatro tunes, de autoria de Mason, Dykes e Arthur Sullivan (duas) - o primeiro, um americano; os outros dois, ingleses.

Os versos da canção baseada em um trecho do Gênesis, sobre um sonho de Jacó, podiam ser ouvidos em qualquer uma das quatro melodias, embora as que prevalecessem fossem as de John Bacchus Dykes, conhecida como Horbury, e de Lowell Mason, intitulada Bethany - esta a mais tocada, gravada, citada na cultura americana e parafraseada por compositores de música clássica como Charles Ives e Carl Nielsen.

Bethany é também a melodia utilizada nas cerimônias das Filhas de Jó, integrantes da Ordem Internacional das Filhas de Jó, organização feminina juvenil ligada à Maçonaria***.

***

* Conhecida assim em português, bem como por "Mais perto quero estar [de Ti]".

** E que foi tocada, comprovadamente, no naufrágio de outro navio, o SS Valencia, em 1906.

*** Como brinde, seguem partituras com arranjos para coro misto a quatro vozes, orquestra de cordas e para estudantes de violino solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Interminável - Pré-venda

Poucos momentos antes de começarem mais uma reunião, os integrantes de uma associação de operários no interior de Pernambuco recebem uma car...