sexta-feira, 21 de março de 2014

Economia criativa na música clássica recifense

A partir do acompanhamento dos dois maiores festivais que envolvem música clássica no Nordeste, o Mimo e o Virtuosi, elaborei o projeto de minha dissertação de mestrado em Comunicação, que desenvolvi entre 2009 e 2011 na UFPE sob orientação do Prof. Dr. Felipe Trotta.

Posteriormente, a dissertação veio a ser premiada pela Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura em 2012 e encontra-se disponível para download. A UFPE chegou até a fazer matéria a respeito, após a época da premiação.

No trabalho, são abordados os seguintes tópicos:

1. Contextualização – A cadeia de produção da música clássica
1.1 A presença da música clássica no Recife e as bases da atual cadeia produtiva na cidade
1.2 A concepção original e a estruturação básica da Mimo e do Virtuosi

2. A função social da música e o mercado da música clássica em Pernambuco
2.1 A atitude valorativa e sua ligação com a função social da música
2.2 A função social da música sob a perspectiva de produtores e músicos locais e algumas reivindicações do meio musical local

3. Contingências e estímulos financeiros na definição de programação de concertos
3.1 Utilização de recursos financeiros conforme a formatação dos festivais
3.2 Fatores orçamentários principais dos festivais estudados

4. Diretrizes de direção artística e a relevância do prestígio artístico
4.1 As articulações da Mimo e do Virtuosi com os valores do campo de produção musical erudita

5. O repertório standard como guia primordial do gosto do público
5.1 Processos valorativos paralelos à do repertório standard na programação da Mimo e do Virtuosi: o repertório crossover e o ensino conservatorial

6. Exercício valorativo em matérias sobre música clássica na imprensa escrita
6.1 Outras insuficiências da valoração de cunho musical na imprensa local

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