segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Catálogos de obras musicais

Clóvis Pereira. Foto meramente ilustrativa. Crédito: Joel Veiga
A Academia Brasileira de Música iniciou, na última década, uma série de catálogo de obras de compositores brasileiros, a qual já contemplou figuras do quilate de Ernst Widmer, Leopoldo Miguez, Ernani Aguiar e Francisco Mignone e hoje atinge nove volumes.Os musicólogos Flavio Silva, Ilza Nogueira, Elizete Higino, Sérgio Nepomuceno e Vasco Mariz foram os responsáveis pela tarefa de catalogação da série (cada volume fica a cargo de um organizador quando da aprovação pela ABM).

Marlos Nobre: El sonido del realismo mágico, lançado em função do Prêmio Tomas Luis de Victoria, concedido ao compositor pernambucano em 2005, segue um esquema híbrido: trata-se de um livro que faz uma apreciação crítica e biográfica para, depois, apresentar a relação de obras em um capítulo, o que - portanto - não é o escopo principal da publicação, porém é parte essencial dela.

Ano passado, por sua vez, a musicóloga Ermelinda Paz concluiu, com patrocínio do Sesc, o catálogo de Edino Krieger, inovando ao compilar, ainda, a produção crítica do músico na imprensa e a dissertar sobre sua atuação como produtor cultural e artístico. O resultado foi um livro de grande porte em dois volumes e encadernação primorosa.

Só falta agora um catálogo produzido e lançado aqui em Pernambuco...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Interminável - Pré-venda

Poucos momentos antes de começarem mais uma reunião, os integrantes de uma associação de operários no interior de Pernambuco recebem uma car...