domingo, 27 de outubro de 2013

Resenha sobre concertos em Paris


A presente resenha foi enviada pelo casal Fred Lyra e Cecília Pires, que está morando em Paris e assistiu a uma série de concertos do Ensemble Intercontemporain no final de semana passado. Escute o repertório dessas apresentações no link http://www.ensembleinter.com/fr/ecouter-voir.php.

No último final de semana (18-20/10/2013) tivemos a oportunidade de assistir ao Ensemble Intercontemporain sob a curadoria do compositor francês Pascal Dusapin. O Weekend Turbulences (nome do evento) ocorreu na sala de concertos da Cité de la Musique, espaço dedicado à música em Paris. Ao todo foram 8h horas de concerto divididas nos três dias.

Na sexta feira o compositor programou peças de seus mestres e amigos e de compositores do Renascimento. A justificativa de Dusapin é que ambos os períodos (séc. XX e séc. XV) representam épocas de descobrimento nessa música. Ouvimos então peças de Giacinto Scelsi, Edgard Varèse, Iannis Xenakis (que foi seu professor) e Samy Moussa (que foi seu aluno), esses do séc. XX e XXI, e Johannes Ockeghem, Robert Morton, Pierre de La Rue, Josquin Desprez, Jean Richafort e Antoine Brumel, do séc. XV. O ponto alto da noite (e de todo o final de semana) foi Jetzt Genau! do próprio Dusapin. Vale ressaltar que no intervalo também houve musica de câmara, no caso, alguns duos de violino de Luciano Berio.

No sábado foram quase 6 horas de música. Entre outros tivemos peças de Pierre Boulez, Leos Janacek, Luciano Berio, Jonathan Harvey e do próprio Dusapin. O ponto alto foi Troi Airs pour un Opéra Imaginaire, do compositor francês Claude Vivier. Como na sexta feira os intervalos (dessa vez foram dois) foram musicais. Com Luciano Berio, Olivier Messiaen e Aaron Copland no repertório.

Para finalizar o final de semana, no domingo tivemos um dia dedicado a Samuel Beckett com peças de Pascal Dusapin, Quad, e Morton Feldman, For Samuel Beckett.

Foi um final de semana revigorante e bastante inspirador. Ouvir as obras ao vivo de vários desses grandes compositores do século XX foi uma oportunidade única de, além de apreciar esta bela e exigente música, ver que ela está viva e que pode ser viável realizar eventos como estes.

Fred Lyra (Compositor e Improvisador) e Cecília Pires (Flautista); mestrandos na Paris-Sorbonne

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Interminável - Pré-venda

Poucos momentos antes de começarem mais uma reunião, os integrantes de uma associação de operários no interior de Pernambuco recebem uma car...